Sehal discute temas estratégicos durante reunião de diretoria

REUNIAO DE DIRETORIA_Nini Demarchi

 No encontro do mês de março, os diretores Nini Demarchi e Nelson Morassi revelam fatos sobre fechamento dos seus tradicionais restaurantes

O (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) realizou a reunião mensal de diretoria com discussão de temas importantes para a categoria. O presidente Beto Moreira debateu com os membros da equipe o andamento das convenções coletivas de trabalho de três sindicatos:

– SINTSHOGASTRO (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem e Gastronomia, de Santo André e Região)

– SINDEHOT-SBC (Sindicato dos Empregados no Comércio de Hotéis e Similares de São Bernardo e Região)

– SINDIMOTO ABC e Região (o sindicato dos motoboys que abrange as sete cidades do ABC, Suzano e Mogi das Cruzes)

As reuniões com a diretoria do SEHAL e empresários convidados acontecem na primeira quarta-feira de cada mês para tomada de decisões e definir planos de ação, sempre em benefício da categoria. Na ocasião foi falado sobre a grade de cursos gratuitos e novas parcerias para fomentar ainda mais o setor.

Na Rota – Entre os presentes, Nini Demarchi e Nelson Morassi, que foram os donos dos restaurantes Florestal e São Francisco, respectivamente, e que encerraram as atividades, depois de quase 60 anos de funcionamento em São Bernardo. Os tradicionais estabelecimentos na então Rota do Frango com Polenta chegaram a ser referência de boa gastronomia na região do ABC, atraindo moradores e visitantes de diversos locais do Estado de São Paulo e do País. Os empreendimentos tinham capacidade para atender mais de 2,5 mil pessoas e também eram conhecidos pelas festas de casamentos, aniversários e confraternizações de empresas.  Ambos lamentaram o fechamento, o Florestal em janeiro deste ano e o São Francisco em agosto de 2019.

Segundo relato dos proprietários dos estabelecimentos fechados, os mesmos não resistiram aos tempos e às mudanças que afetaram o bairro e a cidade, mas também ao peso dos encargos tributários. “O custo operacional só crescia, as novas normas para funcionamento também acabaram tornando o negócio inviável, a manutenção das instalações era muito cara, as exigências da Vigilância Sanitária, entre tantas outras coisas. Mas por fim, não tivemos qualquer ajuda do poder público, que não nos apoiou. Muito pelo contrário, só cobrava altos impostos. Por causa de um descaso da prefeitura fiquei oito meses sem servir almoço no meu último ano de funcionamento, já que um buraco na porta do restaurante impedia que as pessoas entrassem”, relatou Nini Demarchi, que concluiu a seguir: “por mais que fizéssemos o apelo não fomos atendidos”.

Nelson Morassi, que teve o pai como fundador do São Francisco por mais de seis décadas, disse que acredita que não existirão mais restaurantes como aqueles, de grande porte e, ao mesmo tempo, com uma produção artesanal. “Tentamos resistir, mas a situação já sinalizava uma piora uns 10 anos atrás. Fiquei durante cinco anos sem salário para manter as portas abertas”, contou.

Por fim, toda diretoria manifestou imenso pesar pelo encerramento dos dois maiores restaurantes do Brasil, desejando sucesso aos companheiros na nova jornada.

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC Paulista. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com data show, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

Facebook