Presidente

Palavra do Presidente

Esperamos o melhor para o nosso setor em 2025

A perspectiva para o setor de bares, restaurantes e hotelaria em 2025 é de novas oportunidades e crescimento. Após anos desafiadores, a retomada do consumo, eventos presenciais e o fortalecimento do turismo regional, que impacta de forma positiva nos estabelecimentos e impulsiona as vendas, é esperado o aquecimento do mercado com expectativa otimista para os empresários.

Em 2024 vimos o crescimento do setor com a chegada de novos estabelecimentos na Região. Foi um aumento de 25% no número de investimento em novas casas em relação a 2023.

É um número considerável, mas esperamos que venham mais e somem aos que já estão aqui consolidados. Porém, precisamos também de um olhar atento do poder público. Da nossa parte, temos apoiado os empresários com toda estrutura do sindicato patronal, desde as nossas importantes convenções coletivas que promove acordo com o sindicato dos trabalhadores.

Vale destacar que o acordo promovido para a categoria na nossa Região é um dos melhores entre as entidades em todo o Estado. Isso porque o custo para o empresário com encargos trabalhistas é menor do que nas outras localidades. Esse é um empenho nosso em favor da categoria.

Além da questão jurídica, vamos dar continuidade na formação especializada, como fizermos em 2024, com diversos temas para os profissionais e empresários com o intuito de ajudar os donos dos estabelecimentos em um dos seus gargalos, a mão de obra qualificada.

Apesar do otimismo, os desafios permanecem. O aumento nos custos de insumos, a carga tributária elevada e a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada são obstáculos que o setor terá de enfrentar. 

Os bares e restaurantes, porém, são pilares econômicos e sociais na Região, geram empregos diretos e indiretos. Por isso, desejamos que 2025 seja um ano de grandes conquistas.