O futuro da comida e os seus novos significados para um planeta em mutação foram temas interessantes abordados pelo Mesa SP, um dos grandes eventos da área de gastronomia. A programação trouxe uma reflexão importante sobre a cultura da alimentação e nutrição, além de debates, palestras e diversos conteúdos.
Comidas vegetarianas, veganas? Delivery fast, delivery food, alimentos orgânicos, tecnologia e questões para a preservação do planeta foram outros tópicos que tiveram o objetivo de demonstrar as tendências da gastronomia no mundo. Apesar de amplamente debatido, o tema ainda tem um grande universo a ser explorado.
Veja aqui uma matéria bem interessante sobre o tema:
https://prazeresdamesa.uol.com.br/mundo-mesa/eventos/mesasp/tendencias/
Um pouco sobre o evento:
O Mesa SP é um dos principais eventos de gastronomia do Brasil e já
já faz parte do calendário oficial de São Paulo. A edição deste ano teve como tema “Cozinha de Transição: novos significados de um planeta em transição” e foi realizada entre os dias 24 e 27 de outubro.
Especialistas de diversas áreas, renomados chefs e produtores se reuniram, promoveram debates, palestras e verdadeiras aulas de cozinha em confeitaria e panificação.
Fez parte do evento, o Mesa Tendências – o principal congresso de gastronomia da América Latina, que tem a participação de chefs de cozinha do Brasil e do mundo. Esse ano trouxe uma novidade, o debate sobre o futuro da comida e aulas voltadas para cozinhas veganas e vegetarianas, tendo a participação do chef norte-americano Matthew Kenney – especialista em uma culinária baseada em vegetais.
Na programação aconteceram diversas ações e espaços temáticos sobre uma grande diversidade de temas gastronômicos, inclusive musical com shows e danças.
O evento contou ainda com diversas áreas especializadas como O Espaço SEBRAE com palestras, rodadas de negócios e workshop. Teve também Exposições fotográficas, o Espaço Colmeia com debates sobre diversos temas, inclusive gestão em gastronomia e a FLIG- Feira literária de gastronomia com sessões de autógrafos e Sarau Poético.
São Paulo também recebeu durante este período os Jantares Magnos, chefs famosos executaram cardápios especiais em diversos restaurantes da capital. Foi uma oportunidade única para o público conhecer o trabalho de chefs premiados no Brasil e no mundo.
Um evento surpreendente que enriqueceu a cidade com cultura, diversidade e muita informação.