Em tempos de pandemia, negociar pode ser o melhor para os pequenos estabelecimentos

post_negociar

Clientes e fornecedores devem buscar juntos a melhor saída

Em tempos de pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), é necessário que as empresas procurem soluções para se manterem competitivas no mercado. Negociar pode ser uma saída, seja com fornecedores, contratos de aluguel, entre outros. Além das diretrizes anunciadas pelos governos, os empresários devem optar também pela ponderação no momento de dificuldade enfrentado por todos.

“Acredito que a hora não seja de aumentar preços, por exemplo. E sim renegociar, especialmente os pequenos estabelecimentos”, explica Beto Moreira, presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC).

A restrição na circulação de pessoas, o fechamento de boa parte do comércio, a interrupção das aulas e de eventos de toda ordem por conta da pandemia mudou a rotina e os contratos firmados entre milhões de brasileiros e empresas. Os especialistas recomendam bom senso nas negociações. Até as instituições financeiras abriram possibilidade de prorrogação das dívidas.

“O impacto virá, com certeza, no nosso setor, para bares e restaurantes, alguns que foram obrigados a fechar e outros a reduzir sua atividade. A conta chegará e será necessário montar o quebra-cabeças”, acrescenta Beto Moreira.

Em tempos de dificuldades, especialistas recomendam que a criatividade pode ser uma ferramenta para tentar salvar o negócio. As dicas em época de baixa arrecadação é tentar renegociar contratos com melhores prazos para comprimir compromissos. E também rever preços ou conseguir descontos. A ideia é buscar com clientes e fornecedores, soluções adequadas.

Sobre o SEHAL

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC Paulista. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com data show, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

Março/ 2020

Facebook