Capacitação no Sehal atende demanda para empresários

Curso exclusivo para associados esclareceu dúvidas e orientou donos dos estabelecimentos

O curso Gestão de RH para Hospedagem e Alimentação realizado no Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) superou as expectativas. Com a volta dos eventos presenciais, o programa revelou a grande demanda de capacitação e orientação para os empresários do setor, especialmente neste momento de expectativa de retomada. Previsto inicialmente para uma carga horária de 12 horas, o programa se estendeu para 15 horas e ainda foi insuficiente, segundo a opinião dos participantes. Foi realizado sempre às quartas-feiras, desde 6 de outubro até 3 de novembro.

“Poderíamos fazer um ano de curso. São inúmeras dúvidas e é muito importante ter esclarecimento, especialmente sobre as normas da convenção coletiva e como aplicá-la. Durante este evento aprendemos como fazer o regulamento interno da empresa, além de outras instruções igualmente necessárias para a boa gestão do estabelecimento e, principalmente, para evitarmos futuros processos trabalhistas. No conteúdo apresentado conseguimos esclarecer sobre folga dos funcionários, direitos, deveres, entre tantos outros”, disse Flávia Paschoaline Bonhine, sócia-proprietária do restaurante Ghula Gulah, de São Caetano, e que participou do curso.

Como contratar – O programa foi desenvolvido pela advogada do Sehal, Dra. Denize Tonelotto.  “O nosso objetivo é orientar, de forma simples e didática sobre os principais pontos que envolvem a gestão de Recursos Humanos. É importante que o empresário esteja atualizado sobre a legislação pertinente à categoria, desde a forma de contratar, administrar o contrato e demitir.  Fazendo tudo dentro das normas da Convenção Coletiva e Legislação Trabalhista, os riscos se tornam menores. Durante a aula, fizemos exercícios práticos, treinamos com estudos de casos reais e o retorno foi muito positivo. Os empresários participantes são de várias atividades como hotéis, bares, restaurantes, buffets e isso tornou as aulas ainda mais interessantes pela mescla de experiências e vivências de cada setor”, explicou a advogada.

Para o presidente do Sehal, Beto Moreira, os cursos presenciais sempre foram a marca do sindicato patronal, e que se tornou referência no setor. “Voltamos e queremos dar continuidade para apoiar o nosso associado em todos os aspectos, especialmente agora que precisam de incentivo para continuar e manter o seu negócio”, disse Beto Moreira.

Representante de outra atividade, também dentro da base do Sehal, Diego Moreno Bianchi, dono do Ramsés Motel, de São Bernardo, também foi um dos participantes e ressalta a importância da iniciativa. “Para quem não é do setor de RH como eu, foi excelente e trouxe mais conhecimento. As minhas dúvidas foram esclarecidas. Porém, o tema é amplo e complexo e precisa ser recorrentemente debatido, pois os empresários precisam de mais apoio e suporte. Além de tudo, é um tipo de evento que aproxima o empresário do sindicato, ele vê que existe toda uma estrutura a sua disposição”, acrescenta.

Entre outros temas, o curso destacou a importância de conhecer cada cláusula da Convenção Coletiva, além de debater os principais tópicos, já que se trata de um documento de suma importância para os empresários do setor.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

Facebook

Texto de chamada para o WhatsApp

Atendimento WhatsApp