Curso exclusivo para associados esclareceu dúvidas e orientou donos dos estabelecimentos
O curso Gestão de RH para Hospedagem e Alimentação realizado no Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) superou as expectativas. Com a volta dos eventos presenciais, o programa revelou a grande demanda de capacitação e orientação para os empresários do setor, especialmente neste momento de expectativa de retomada. Previsto inicialmente para uma carga horária de 12 horas, o programa se estendeu para 15 horas e ainda foi insuficiente, segundo a opinião dos participantes. Foi realizado sempre às quartas-feiras, desde 6 de outubro até 3 de novembro.
“Poderíamos fazer um ano de curso. São inúmeras dúvidas e é muito importante ter esclarecimento, especialmente sobre as normas da convenção coletiva e como aplicá-la. Durante este evento aprendemos como fazer o regulamento interno da empresa, além de outras instruções igualmente necessárias para a boa gestão do estabelecimento e, principalmente, para evitarmos futuros processos trabalhistas. No conteúdo apresentado conseguimos esclarecer sobre folga dos funcionários, direitos, deveres, entre tantos outros”, disse Flávia Paschoaline Bonhine, sócia-proprietária do restaurante Ghula Gulah, de São Caetano, e que participou do curso.
Como contratar – O programa foi desenvolvido pela advogada do Sehal, Dra. Denize Tonelotto. “O nosso objetivo é orientar, de forma simples e didática sobre os principais pontos que envolvem a gestão de Recursos Humanos. É importante que o empresário esteja atualizado sobre a legislação pertinente à categoria, desde a forma de contratar, administrar o contrato e demitir. Fazendo tudo dentro das normas da Convenção Coletiva e Legislação Trabalhista, os riscos se tornam menores. Durante a aula, fizemos exercícios práticos, treinamos com estudos de casos reais e o retorno foi muito positivo. Os empresários participantes são de várias atividades como hotéis, bares, restaurantes, buffets e isso tornou as aulas ainda mais interessantes pela mescla de experiências e vivências de cada setor”, explicou a advogada.
Para o presidente do Sehal, Beto Moreira, os cursos presenciais sempre foram a marca do sindicato patronal, e que se tornou referência no setor. “Voltamos e queremos dar continuidade para apoiar o nosso associado em todos os aspectos, especialmente agora que precisam de incentivo para continuar e manter o seu negócio”, disse Beto Moreira.
Representante de outra atividade, também dentro da base do Sehal, Diego Moreno Bianchi, dono do Ramsés Motel, de São Bernardo, também foi um dos participantes e ressalta a importância da iniciativa. “Para quem não é do setor de RH como eu, foi excelente e trouxe mais conhecimento. As minhas dúvidas foram esclarecidas. Porém, o tema é amplo e complexo e precisa ser recorrentemente debatido, pois os empresários precisam de mais apoio e suporte. Além de tudo, é um tipo de evento que aproxima o empresário do sindicato, ele vê que existe toda uma estrutura a sua disposição”, acrescenta.
Entre outros temas, o curso destacou a importância de conhecer cada cláusula da Convenção Coletiva, além de debater os principais tópicos, já que se trata de um documento de suma importância para os empresários do setor.
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