Para o Sehal, o maior movimento ocorre nos estabelecimentos que têm tradição na data
Com a proximidade do Dia das Mães (14), os restaurantes esperam grande movimento para celebrar a data. A expectativa dos estabelecimentos, que têm tradição na ocasião, é dobrar o fluxo de pessoas e lotar o salão com clientes que decidem presentear as mães com um almoço especial.
Para o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), o Dia das Mães anima o setor. “Os estabelecimentos que costumam atender nesse período preparam cardápios especiais, buscam o melhor atendimento, já que a comemoração acontece em família e reúne maior número de pessoas”, disse Beto Moreira, presidente do Sehal.
Quem atesta a expectativa é o proprietário doRosa´s Churrascaria, de Santo André, Mauro Júnior. Segundo o empresário, o Dia das Mães é a data com maior movimento do ano para o restaurante. Para atender a grande demanda, as preparações começam um mês antes, com planejamento, estrutura de pessoal e aumento de 15% nas compras de insumos para manter o estoque. “Fazemos quase um guia”, resume.
Entre as recomendações estão as reuniões com líderes de equipe e acerto do check list para não faltar nada. O estabelecimento, que existe há 59 anos, conta com cerca de 60 funcionários e nesta data tem um acréscimo de 15 freelancers, conforme o empresário.
Tudo pronto – A data, considerada tão especial, contagia o ambiente do restaurante e envolve os colaboradores. “Neste dia, oferecemos um café da manhã especial para os funcionários. Chegamos às seis horas, duas horas antes do habitual, às oito horas. É que se trata de um dia diferenciado e estar no clima para o bom atendimento é muito importante e uma estratégia a ser reforçada”, comenta Mauro Júnior.
O salão, que tem capacidade para 320 pessoas, neste dia ganha uma espécie de mágica mantendo o primor do atendimento. “As mesas são adaptadas com um tipo de emenda e ampliamos para até 380 pessoas”, revelou Mauro Júnior.
De acordo com ele, a organização para a data vem de longo tempo, porém, a prática foi sendo aprimorada. “Antes, a gente se preparava, mas pecava nas grandes filas, que geravam muita espera. Agora, está mais ordenado, e colocamos até correntes para atender melhor. Quem tem essa tradição, sabe que neste dia é cheio em todo lugar”, disse.
Outro quesito a ser considerado e que merece atenção estão nas entregas de refeições prontas. O restaurante não tem delivery próprio, mas trabalha com o take away, sistema em que o cliente faz o pedido e vai retirar em horário pré combinado. E também atende por meio de plataformas de entrega como o Ifood.
“Os pedidos para viagem, que o cliente vem buscar, também costuma dobrar nesse dia. Em um fim de semana normal preparamos uns 150 pedidos. No Dia das Mães sobre para uns 300”, reforça.
Para agilizar esse processo, Mauro Júnior implantou um sistema diferenciado: permite que o pedido seja feito antecipado durante a semana para ser retirado no Dia das Mães, das 10h às 11h30, além dos que forem solicitados no mesmo dia.
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