Livro digital indica diretrizes e formas de criar mais uma ferramenta de vendas e fidelização do cliente
O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) lançou um e-book, que tem como título Como criar meu próprio aplicativo delivery. O objetivo da iniciativa é oferecer mais uma ferramenta de apoio aos associados, além de mostrar a importância de uma estratégia de incremento nas vendas, faturamento e fidelização do cliente.
O presidente do Sehal, Beto Moreira, sugere aos associados baixar o documento e ter acesso às informações. “É importante desenvolver uma plataforma própria de entrega para zelar pelo cliente e ter a sua fidelização. Ao disponibilizar um APP, você oferece um canal de comunicação direta, então ocorre uma aproximação natural do cliente, além de otimizar o atendimento e oferecer soluções”, explica.
Outra consideração é a de que a pandemia acelerou a transformação digital e trouxe novos hábitos e formas de relacionamento no mercado. “A situação impulsionou o crescimento de uso dos aplicativos e, consequentemente, aumentou todo tipo de compra dentro dessas plataformas de entrega e essa tendência continuará”, afirma.
Contudo, Beto acrescenta que uma plataforma própria traz mais rentabilidade e independência para os bares e restaurantes. “Do jeito que está, as empresas ficam à mercê dos aplicativos que dominam esse mercado e decidem como mostrar, fazer a publicidade do seu produto e ainda divulgam notas de classificação que não são compatíveis com a realidade”, afirmou Beto.
Há ainda opções para ter um aplicativo sem que o investimento seja próprio. Existem empresas especializadas, que criam os aplicativos com custo inferior ao de um desenvolvimento próprio. Quem explica é o diretor do Sehal, Fábio Damas, que usa esse recurso para os seus negócios.
“O aplicativo pode ser por demanda e é possível personalizá-lo da forma como quiser. Trata-se de empresas com kow how para a área de alimentação. Por isso, é possível configurar o cardápio, colocar suas imagens…Há também empresas que comercializam módulo de software. Tudo isso, acredito que economicamente seja mais viável do que desenvolver um aplicativo somente da empresa, que ainda vai ter manutenção e mudanças. Enfim, há diversas plataformas, inclusive integradas com vendas e sistema de pedidos para produtos alimentícios, com praticidades como PIX e PicPay. Esses recursos ajudam na dinâmica do atendimento”, explicou Damas.
Dados – O e-book criado pelo Sehal traz dados estatísticos sobre a preferência de clientes pelos APPs e também dicas para o desenvolvimento da plataforma própria. As pesquisas indicam que o crescimento dos aplicativos de entrega no país não está apenas relacionado com a pandemia. Ao contrário, vem desde 2016 e em 2019, o faturamento no mercado foi de R$ 15 bilhões. No contexto internacional, a perspectiva é a de que o setor arrecade US$ 192,16 bilhões em 2025, de acordo com o Online Food Delivery Services Global Market Report 2021.
Entre as importantes dicas para bares e restaurantes criarem o aplicativo próprio está a vantagem em oferecer cardápio on line, manter um fluxo de usuários com possibilidade de desenvolver versões personalizadas e ainda definir a melhor maneira de faturamento, seja por definição de uma taxa ou criação de um clube com descontos e vantagens para os clientes que fizerem a adesão, entre outras.
O e-book está disponível para download, basta clicar no botão abaixo.
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