- Atual gestão implementa medidas para amenizar efeito da crise para o setor de hospedagem e alimentação
- Sindicato patronal reforça apoio aos empresários, oferece oportunidade de qualificação e inaugura nova sede
Sempre com o foco no associado, o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) faz um balanço positivo das ações planejadas e concretizadas durante esse ano. O objetivo é atender as demandas da categoria, além apoiar os empresários em todas as suas necessidades, inclusive reforçadas durante a pandemia da covid-19.
As iniciativas foram diversas entre incontáveis videoconferências e reuniões – virtuais e presenciais – com representantes do poder público, além de audiências com prefeitos, secretários municipais, entidades patronais, sindicatos de trabalhadores, empresários, e mobilizações contra as ações impostas pelo governo federal.
Em janeiro, o sindicato patronal começou o ano com uma campanha de mobilização levando às ruas uma ação específica para bares, restaurantes e buffets, que ainda nesse período sofriam os impactos das medidas restritivas e limitavam o horário de funcionamento inviabilizando a sobrevivência das atividades.
A grande maioria das ações foram levadas à imprensa e tiverem repercussão na mídia regional, o que demonstrou reconhecimento público pelas reivindicações do sindicato patronal em defesa dos empresários. Outros posicionamentos levaram o presidente do Sehal Beto Moreira em entrevistas em telejornal da Rede Globo.
Ainda no início do ano, o Sehal tinha ações judiciais em andamento contra prefeitos do Grande ABC e o governo do Estado por causa das imposições determinadas pelos poderes públicos que impactaram diretamente no setor.
Gestão de crise – A direção do Sehal manteve todos os esforços em benefício da categoria mesmo vivendo em período de menor arrecadação com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, desde 2019.
“A gestão de crise pode ser considerada a marca da nossa atual diretoria em tempos de tanta dificuldade e com menos recursos financeiros. Contudo, não poupamos esforços, buscamos todas as saídas possíveis, adotamos medidas para minimizar os impactos negativos para a categoria bem como oferecemos oportunidade com os cursos e capacitações desenvolvidas na sede, e que agora retornaram presencialmente”, explicou Beto Moreira, presidente do Sehal.
Nova sede – Outras medidas no ano foram o reforço da ampliação da representação do Sehal nas cidades do Grande ABC. Também foram desenvolvidos workshops que abordaram desde os principais aspectos da convenção coletiva de trabalho; fidelização do cliente; Vigilância Sanitária; Repis, entre outros temas.
Durante o primeiro semestre foram intensificadas todas as ações em defesa dos estabelecimentos do setor de eventos e alimentação, que permaneceram com a limitação de horário de funcionamento, entre tantas fases e planos de flexibilização de combate à pandemia adotadas pelo Governo do Estado e prefeituras. “O Sehal buscou todas as formas de ajuda e manteve seus associados informados sobre as mais diversas mudanças que atingiram o setor, colocou o seu departamento jurídico a disposição dos empresários, que tinham dúvidas sobre as medidas e os impactos nas suas atividades.
No início do segundo semestre, o Sehal inaugurou uma nova sede em São Bernardo facilitando e aproximando o contato com os empresários da cidade que, a partir de então, não precisam mais se deslocar à sede, em Santo André, para qualquer tipo de atendimento presencial.
Ainda nessa reta final do ano, o Sehal está em um importante período, o de negociação para as normas da convenção coletiva, que vai vigorar durante um ano. Já foram feitas as primeiras reuniões com os empresários e as propostas levadas aos representantes dos trabalhadores, o Sindehot-SBC (Sindicato dos Empregados no Comércio de Hotéis e Similares de São Bernardo e Região) para as empresas de São Bernardo, Diadema e Rio Grande da Serra. No início de 2022 começam oficialmente as negociações para Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.
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