Aula prática foi realizada na sede em parceria com a Prefeitura de Santo André
O Sehal, único representante legal do setor de hospedagem e alimentação na Região, concluiu o workshop Preparo de Ceviche em uma única edição. O curso foi realizado na noite de quarta-feira (8), nas instalações da sede, e teve a parceria da Prefeitura de Santo André. Gratuito, os insumos também foram cedidos pelo Sehal.
O presidente do Sehal, Beto Moreira, disse que o curso encerra a programação deste ano e retorna em 2024 com novidades e outros temas. Além disso, a parceria com o poder público permitiu alcançar maior número de pessoas. “Este ano fizemos uma programação especial em comemoração aos 80 anos de fundação do Sehal. Vamos dar continuidade e, com isso, ajudar a qualificação do setor, que é um gargalo para os empresários”, comentou.
A parceria com a Prefeitura por meio do CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André reforça a tendência da gastronomia na cidade e também a preencher as vagas com maior demanda. Nas edições anteriores com outros temas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Banzato, e a diretora, Fernanda Parra, prestigiaram os cursos presencialmente.
No espelho – A aula prática de Ceviche aconteceu com o recurso do espelho, em que os alunos aprendem assistindo e conseguem visualizar todas as etapas da preparação. As instruções foram transmitidas pelo professor e especialista no setor José Roberto de Souza. O curso teve três horas de duração e participaram 35 pessoas.
Durante a programação, os alunos descobriram e aprimoraram o preparo da iguaria, que tem origem na América Latina, mas no Peru que ganhou fama de prato nacional, segundo o professor.
“Transmitimos aqui a receita básica com dois tipos de peixe, um de mar e outro de rio, de escama e de couro, que tem carne fibrosa e marinada com suco de limão, com variação com iogurte natural, hortelã, entre outras. Além disso, trouxemos o cardápio vegano, feito com banana da terra ou manga”, ensinou.
Souza explicou que o manuseio ideal para o prato tem um segredo especial: o peixe deve ser fresco. “Que não é tão fácil de encontrar, mas que encanta o consumidor de pratos frios e refrescantes. O cardápio tem um público específico e, se bem preparado, fideliza o cliente no bar ou restaurante”, acrescentou.
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