Setor de hospedagem e alimentação precisa fidelizar o cliente

Especialista alerta empresários, durante workshop no Sehal, sobre estratégia em tempos de crise

As principais premissas para o setor de hospedagem e alimentação fidelizar o cliente foram abordadas durante o workshop gratuito realizado na noite de 26 de maio, às 19h, na sede do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), à Rua Laura, 214, Vila Bastos, Santo André. A ação é considerada fundamental para o sucesso do negócio e tão importante durante a crise vivida pelos empresários do segmento.

O tema Como Fidelizar seu Cliente foi desenvolvido pelo Bussiness Development, Sergio Bigaran. O encontro seguiu todas as normas de segurança e saúde, conforme os protocolos atuais, com distanciamento, álcool gel, entre outros. O presidente do Sehal, Beto Moreira, abriu o evento e reforçou a ideia de retomar agendas presenciais. “Nossa programação sempre visou atender as principais demandas do setor”, disse.

Durante a programação, Sergio Bigaran, explicou que três pilares de sustentação são estratégicos para o negócio: conhecer, se relacionar e oferecer benefícios aos clientes. “E isso se consegue com dados, que são a principal fonte de informação para traçar ações. Costumamos dizer que hoje os dados têm tanto valor quanto o petróleo quando foi descoberto. É preciso entender que vivemos outros tempos, as coisas mudaram. Nada mais é como antes, na época dos nossos pais ou avós. Vivemos outra realidade”, concluiu.

O consultor afirmou que cada setor deve descobrir o comportamento do seu cliente e se adaptar a ele. É necessário estar atento ao fato de que as pessoas deixaram de ser consumidoras e passaram a ser produtos na era digital, conforme disse. “Observamos isso com as gigantes do mercado. Ifood, por exemplo, uma das principais do ramo de alimentação, não tem uma panela”, acrescentou.

Bigaran ressaltou que tão importante quanto detectar dados dos clientes é necessário estar atento ao seu comportamento. “Não precisamos somente de informações demográficas, mas sim saber o que o cliente gosta, come, qual dia frequenta seu estabelecimento, entre outras preferências. Cada ramo de atrividade precisa descobrir um diferencial dentro da sua peculiaridade. Oferecer vantagem, por exemplo. O consumidor gosta de se sentir importante, que foi lembrado. Portanto, atender bem é a principal iniciativa em qualquer negócio”, explica.

Bigaran, que é especialista no mercado de marketing de relacionamento, informou que os programas de fidelização só crescem. Segundo ele, dados do setor indicam que em 2017, mais de 100 milhões de pessoas se cadastraram em ações de fidelização. “São números expressivos e que avançam, apesar e por causa da crise”, alertou.

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