Sehal estima cerca de 3 mil contratações temporárias no setor de alimentação para o fim de ano na Região

A perspectiva é baseada na época de grande movimento em razão das confraternizações em bares e restaurantes

O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) projeta a contratação de cerca de três mil profissionais temporários para atender à demanda do fim de ano nos estabelecimentos do setor. As vagas devem contemplar funções como garçom, atendente, auxiliar de cozinha, cumim e ajudante geral, entre outras.

A estimativa, segundo o presidente do Sehal, Beto Moreira, tem como base a média de contratações observada em anos anteriores, considerando que estabelecimentos de porte médio para cima costumam admitir, em média, quatro funcionários temporários durante o período de maior movimento.

O aumento da demanda é impulsionado por festas de confraternização, encontros de empresas e comemorações de fim de ano, que elevam o fluxo de clientes em bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, buffets e motéis, segmentos que compõem a base de atuação do sindicato, que representa 34 mil estabelecimentos na região.

“O fim de ano é uma das épocas mais movimentadas para os estabelecimentos, porque as pessoas gostam de confraternizar e as empresas mantêm a tradição das festas. Esse cenário exige reforço nas equipes e amplia as chances de trabalho, especialmente para quem tem qualificação”, destaca Moreira.

O presidente lembra que o Sehal tem se empenhado em capacitar e qualificar a mão de obra, um dos principais gargalos apontados pelos empresários do setor. O sindicato oferece cursos teóricos e práticos em suas próprias instalações, com estrutura voltada à formação técnica e prática na área de alimentação e hospitalidade.

Já na visão do Sindehot (Sindicato dos Empregados em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Bernardo do Campo, Diadema e Rio Grande da Serra), o cenário é mais cauteloso. O presidente da entidade, Levi Gusmão, afirma que o setor enfrenta uma defasagem significativa de mão de obra e que pelo menos 60% das empresas têm dificuldade em contratar profissionais.

“O fim de ano deve ser difícil. Há escassez de trabalhadores qualificados e muitos estabelecimentos passaram o ano todo em busca de novos profissionais. Por isso, não consigo fazer uma estimativa e acredito que não haverá aumento expressivo nas contratações”, avalia Gusmão.

Aproveitando o ritmo mais intenso de consumo, os estabelecimentos do setor gastronômico também aproveitam a onda da Black Friday, lançando cardápios promocionais e ações especiais para atrair e fidelizar clientes neste período de alta movimentação.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

Facebook
rasupakopi