O Sehal, que tem Beto Moreira como presidente, desenvolve amplas ações e atividades em benefício e em defesa da categoria dentro da sua base sindical em todos os sete municípios da Região, que estão sendo compartilhadas por trimestre. Acompanhe as realizações do último trimestre de 2023.
Janeiro, fevereiro e março
- Liminar – ampla divulgação de benefício conquistado pelo Sehal aos seus representados e de grande interesse por envolver custos. O sindicato patronal derruba a medida liminar que cobra R$ 1,00 a mais para cada vale transporte adquirido pelas empresas do setor para os seus funcionários.
- Turismo – Sehal lança a novidade: a representação regional para o setor de turismo por meio da Aethal (a associação do setor na Região). O objetivo é despertar o interesse dos turistas para as atratividades na Região, especialmente a gastronomia, além de discutir políticas públicas.
- Consultoria Jurídica – departamento Jurídico do Sehal difunde para os associados a importância em recorrer ao serviço exclusivo e diferenciado, que atende não apenas dúvidas e presta esclarecimento, mas ajuda a prevenir processos dispendiosos, se bem orientado.
- CCT – renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para as empresas de São Bernardo, Diadema e Rio Grande da Serra. As negociações se consolidam entre o Sehal e Sindehot-SBC (Sindicato dos Empregados no Comércio de Hotéis e Similares de São Bernardo e Região.
- Guia Turístico – o Sehal integra a publicação lançada pela Prefeitura de Santo André contemplando hotéis, bares e restaurantes da cidade. Foram criados 1,2 mil displays e distribuídos nas acomodações das redes hoteleira e gastronômica para serem acessados por turistas por meio de um QRcode. O código leva à página do portal de turismo da cidade.
- Data – o Sehal reforça a importância do Dia do Consumidor, 15 de março, como oportunidade para os estabelecimentos fidelizarem clientes
- Aniversário – no aniversário de Ribeirão Pires, 19 de março, a cidade foi lembrada em nome do diretor do Sindicato, Cesar Ricardo dos Santos Ferreira, sócio proprietário do Restaurante Canoa Quebrada, no Centro da cidade.
- Não se Cale – Atento às necessidades da categoria, o Sehal encerra o terceiro trimestre com alerta sobre a obrigatoriedade da capacitação de funcionários de bares e restaurantes contra assédio e estupro. E que se tornou Lei.
Abril, maio e junho
- Polo gastronômico – no aniversário de Santo André, 8 de abril, o Sehal destaca a cidade como polo gastronômico e a importância da categoria para o desenvolvimento econômico e regional da cidade.
- Treinamento – reforço da importância do protocolo Não se Cale. As dependências da sede lotam com a presença de empresários e profissionais do setor em busca de informações sobre a novidade.
- CCT – assinatura da renovação da convenção CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para as empresas das cidades de Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires com o Sintshogastro (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentos Preparados e Bebidas a Varejo de Santo André e Região).
- Parceria – desde 2007, a ME Arquitetura é credenciada pelo Sehal e presta serviços especializados para associados dos setores de bares, restaurantes, hotéis, motéis e similares. Basta entrar em contato com o Sehal para obter o serviço diferenciado e que agrega ao estabelecimento.
- 1º de maio – Sehal lembra importância do Dia do Trabalhador e resgata a história dos migrantes e imigrantes, que começaram as primeiras rotas gastronômicas, inicialmente em São Bernardo do Campo nos anos 1940. As tradições culinárias ganharam fama, se espalharam e se adaptaram.
- Dia do Turismo – Aethal e Sehal sugerem que a data, 8 de maio, seja usada para dar visibilidade ao setor na Região, tanto no viés corporativo quanto no de lazer.
- Repis – depois do fechamento da CCT, o Sehal lança amplo comunicado às empresas para aderirem ao Repis, sistema que permite praticar valores diferenciados. Para isso, é preciso fazer a adesão, que dá direito a mais vantagens com redução de custos a benefícios oferecidos a funcionários.
- Motoboys – Sehal fecha acordo com sindicato dos motoboys. O acordo abrange os trabalhadores das empresas de entregas rápidas, alimentos derivados em hotéis, bares e restaurantes e similares por moto-frete das sete cidades do Grande ABC.
- Data – Dia das Mães tem tradição para comemoração nos restaurantes e aumento no faturamento para os estabelecimentos que fazem campanha para a ocasião.
- Novos estabelecimentos – Sehal divulga crescimento de 17% no número de novos estabelecimentos nas áreas de gastronomia e hospedagem nas cidades da Região no período de um ano. Constam no cadastro do sindicato cerca de 33 mil estabelecimentos na Regão.
- Dia do hambúrguer – Data, 28 de maio, potencializa venda de lanches em casas especializadas do cardápio popular, que se tornou símbolo do fast food, mas também trouxe a linha de lanches gourmets.
- Taxa de custeio – contribuição é a principal fonte de arrecadação da entidade sindical e promove o fortalecimento da categoria. Sehal alerta sobre importância do recurso.
- Dia dos Namorados – 12 de junho traz expectativa de aumento na taxa de ocupação em motéis na Região. Em geral, a ocasião é termômetro de desempenho para o setor e estabelecimentos usam a expertise.
- Inverno – Chegada da estação favorece procura por comidas quentes como sopas e cremes, indica Sehal. Clima favorece a procura por comidas quentes como sopas, caldos e lámens e bebidas como vinho ou um drinque especial.
- Betel – parceria com a Betel, empresa especializada em segurança dos alimentos reforça diversas orientações como boas práticas e treinamento para o preparo dos alimentos e que devem evitar a contaminação.
- Parklets – áreas próximas às calçadas ganham transformação e espaço com bancos, mesas e cobertura, que ajudam a aumentar a capacidade do estabelecimento com mais assentos e melhor atendimento ao público.
Julho, agosto e setembro
– Pizza – Considerada um ícone dos estabelecimentos especializados, a famosa redonda tem um dia para sua comemoração, 10 de julho. O Sehal lembra à categoria para lançar estratégias, atrair e fidelizar o cliente, seja por meio de promoções com aplicativo próprio ou plataformas de entrega.
– 80 anos – mês importante para a entidade representativa, em 12 de julho, o Sehal completou 80 anos da sua fundação, desde 1943. Entre as várias ações comemorativas, o Sehal concretizou em julho a reforma das instalações da sede. E no segundo semestre foram diversas ações comemorativas que incluíram cursos presenciais com os temas de maior procura.
– acessibilidade – o tema foi destaque para a necessidade da adaptação da estrutura em motéis, pousadas e estruturas similares na Região. De acordo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que estabelece direitos e deveres dos estabelecimentos, os locais de uso coletivo e público devem ser acessíveis.
– semana comemorativa – o workshop 1ª Semana do Empresário, teve programação gratuita e ocorreu em parceria com empresas associadas. O evento teve temas variados para ajudar o desenvolvimento dos negócios pelos empresários do setor.
– não se cale – o Sehal se antecipou e orientou seus associados sobre a importância da campanha lançada pelo governo do Estado de combate à violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos, eventos e similares.
– Pizzaiolo – Reconhecido pelos cursos que oferece, o Sehal retomou e intensificou a agenda de cursos presenciais. A programação é especial e comemorativa aos 80 anos de fundação do Sehal. O curso de pizzaiolo abriu a agenda de capacitação presencial.
-SBC- o aniversário de 470 anos de São Bernardo do Campo foi lembrado pelo Sehal junto à categoria. A cidade conta com uma subsede para atender os associados locais das áreas de gastronomia e hotelaria.
– Turismo – os associados do Sehal passam a fazer parte do Portal do Turismo de Santo André. O objetivo da parceria com o poder público tem o objetivo de dar maior agilidade nas ações e difundir informações fundamentais para o desenvolvimento do setor.
– curso – Sehal lança curso de Hambúrguer Gourmet, totalmente gratuito, em parceria com a Prefeitura de Santo André. Devido à grande procura, as inscrições foram esgotadas e foi aberta nova turma, formada para a semana seguinte, de 19 a 21 de setembro. Os participantes tiveram as instalações e os insumos à disposição.
– AGE – Ocorre a primeira Assembleia Geral Extraordinária para discutir a pauta de reivindicações e renovar a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para as empresas de São Bernardo, Diadema e Rio Grande da Serra. O encontro ocorreu dia 14 de setembro (quinta-feira) na sede do sindicato, à Rua Laura, 214, Vila Bastos, em Santo André, às 10 horas.
– Bom Bril – O Sehal informa seus associados que recebeu ofício da Bombril, instalada em São Bernardo do Campo, reforçando a informação a respeito de autorização pela Vigilância Sanitária para utilização de esponja e palha de aço em estabelecimentos comerciais e industriais no Estado de São Paulo. O comunicado foi repassado para toda a base do sindicato patronal para conhecimento da medida.
Outubro, novembro, dezembro
– Campanha – O Sehal valoriza as ações em defesa da saúde dos colaboradores do setor. No Outubro Rosa, mês de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama, mudou a cor do seu logo para o tom rosa no lugar do tradicional roxo. A mudança foi usada para as postagens das redes sociais e aderiu à campanha mundial para alertar mulheres e a sociedade.
– Formação – Mais uma qualificação, o curso Comida de Boteco esgotou a capacidade de atendimento nas instalações do Sehal. Foi realizado em parceria com a Prefeitura de Santo André e necessária a criação de duas turmas, com 30 participantes em cada, nas duas últimas semanas de outubro. A capacitação ocorreu gratuitamente e os insumos foram cedidos pelo Sehal.
– Parceria – Para atender cada vez mais a demanda por formação de mão de obra no setor de gastronomia e hotelaria, o Sehal estabeleceu parceria com o CPETR (Centro Público de Emprego Trabalho e Renda). A iniciativa visa apoiar as empresas e contribuir para a inserção de profissionais no mercado de trabalho.
– CCT – O Sehal, único representante legal do setor de hospedagem e alimentação na Região, fechou acordo sobre o aditamento à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para as empresas de São Bernardo do Campo, Diadema e Rio Grande da Serra. As normas são válidas até setembro de 2024. A negociação foi celebrada com o Sindehot-SBC.
– Apagão – Os estabelecimentos prejudicados com a falta de energia, após o temporal que provocou o apagão em novembro, puderam contar com a orientação do Sehal. De acordo com a advogada especializada, os empresários puderam apresentar reclamação formal junto a Enel visando o reconhecimento da responsabilidade em relação a equipamentos danificados e insumos estragados.
– Ceviche – o workshop Preparo de Ceviche foi realizado em uma única edição, com os insumos cedidos pelo Sehal. A ação ocorreu em parceria com a Prefeitura de Santo André. A aula prática abordou todo o processo de preparação, com receitas básicas de dois tipos de peixe, um de mar e outro de rio, de escama e de couro, conforme orientação do professor.
– Portaria governo – o Sehal orientou seus associados sobre Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego a respeito das regras de trabalho aos domingos e feriados. O departamento jurídico da entidade representativa esclareceu que a medida não afeta a categoria.
– Sehal e USCS – parceria entre as instituições resultou em um termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural. O benefício oferece para os associados, seus dependentes e funcionários descontos diferenciados para candidatos matriculados no curso de Pós-Graduação Lato Sensu na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
– Guia turismo – o Sehal participou do lançamento do Guia Turístico e Gastronômico, criado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, e que contempla hotéis, bares e restaurantes da cidade. O evento ocorreu na Casa de Visitantes, no Parque Caminhos do Mar, que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, administrado pela Parquetur por meio de recente concessão do Governo do Estado de São Paulo.
– Contribuição patronal – os associados foram informados da Decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a contribuição patronal que foi considerada devida. E que, no entanto, o pagamento das contribuições se reverte em benefício para as empresas. Os recursos são como investimento das empresas, pois retornam em forma de serviços importantes como consultoria sanitária, jurídica, arquitetura e convênios com universidades.
– Fim de ano – Na reta final do ano, as tradicionais confraternizações nos bares e restaurantes da Região, especialmente as corporativas, trazem boas expectativas aos estabelecimentos, que costumam viver o clima de confraternização e comemoração, tanto pelas empresas quanto por familiares e amigos. O Sehal alertou os associados a se preparem para a demanda.
ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br
Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com
Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com