Presidente
Perspectivas e oportunidades
Projetamos um 2026 positivo para os estabelecimentos do ABC. Como única instituição que representa o setor na Região, o Sehal acompanha de perto a realidade dos bares e restaurantes.
Para o próximo ano, as perspectivas são boas, impulsionadas por um fator que tradicionalmente movimenta o consumo: a Copa do Mundo. Esse evento sempre transforma o comportamento do público, lota os bares e amplia o faturamento.
No ABC, o cenário é promissor. Aqui, temos uma gastronomia variada, tradicional e construída ao longo dos anos com qualidade. Com isso, hoje somos mais exportadores do que importadores de consumidores, como fomos no passado. As pessoas tendiam a ir para a Capital para procurar um bom estabelecimento. Hoje não apenas mantemos o público aqui como também os consumidores fazem o trajeto inverso e vem de outros lugares para cá, inclusive de São Paulo.
Outro ponto essencial para esse avanço é a nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Ela se destaca como uma das melhores do Estado, pois conduzimos negociações responsáveis, sempre com foco na realidade das cidades daqui. O resultado é um instrumento mais econômico para o empresário, que garante segurança jurídica e condições adequadas para o funcionamento dos estabelecimentos.
Para 2026, seguimos firmes no compromisso de apoiar o empresário. O Sehal manterá programas de qualificação profissional, uma das nossas prioridades, já que a falta de mão de obra é um dos principais desafios do setor. Investir em formação é investir no futuro dos negócios e na qualidade do atendimento.
Estamos preparados para um ano de oportunidades e desejamos que os estabelecimentos cresçam ainda mais. O Sehal continuará presente, ao lado do empresário, para que 2026 seja um período de conquistas para todos.
Beto Moreira-Presidente do Sehal





