O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) completa, neste 12 de julho, 78 anos da sua fundação. Nesse longo período, a história do sindicato patronal se entrelaça e até confunde com a história e o desenvolvimento econômico do Grande ABC, desde a chegada das indústrias automotivas aos movimentos políticos, econômicos e sociais. Não por acaso, nos tornamos um dos sindicatos mais atuantes e modernos no Estado de São Paulo. Naquele julho de 1943, um grupo de empresários do ABC Paulista teve visão visionária com a transformação que viria na década seguinte com a implantação das montadoras no ABC Paulista. Tudo isso foi muito importante para a atuação do sindicato.
No decorrer desse longo período foram registradas diversas conquistas, implantados serviços, inovações e lançados benefícios e parcerias, sempre atendendo ao interesse dos associados e jurisdicionados. Atualmente temos na nossa base de atuação mais de 20 mil estabelecimentos nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. E somos o único representante legal da categoria em toda a região. Depois das indústrias, nos anos 1970 foram instalados hotéis, casas de shows e eventos, bares, pizzarias, restaurantes, entre outros, em todo o Grande ABC. Essa movimentação gerou imensa oportunidade de produção local. No fim da década de 1990 o então Sindicato de Bares e Hotéis passou por grande reformulação da diretoria e de suas diretrizes. A partir desse período ganhou a denominação Sehal, usada até os dias de hoje.
Vale registrar uma das grandes conquistas do Sehal, a inauguração, em 2010, da Escola de Gastronomia e Hotelaria, o conhecido Restaurante-Escola, no Cenforpe, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo. Os cursos formavam mão de obra qualificada para os hotéis e restaurantes da região. Um ano depois, também em parceria com a administração municipal, resgata a Rota do Peixe, com a participação de 27 restaurantes. O convênio estabelecido para o Restaurante-Escola foi encerrado em 2016. Durante todo o período ofereceu 15 cursos e formou 19,9 mil pessoas. O tempo passa e seguimos… Dificuldades, crise e pandemia, enfrentamos todos os tipos de adversidades. E continuamos a nossa luta, firme e fortes. Os empresários dos setores de hospedagem e alimentação têm muita garra, criatividade e vontade de vencer. Por essa e muitas outras histórias fazemos questão de lembrar este dia 12 de julho. E, sim, comemorar. Por que não? Estamos aqui, neste momento e em tantos outros, como sempre estivemos, para defender você, nosso associado, empresário e amigo.
Parabéns e longa vida ao Sehal!
Beto Moreira é presidente do Sehal e vice-presidente da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo).
Fonte: Diário do Grande ABC