Sehal – Especial 78 anos

Fundado em 12 de julho de 1943, o Sehal completa nesta data 78 anos de uma longa história. No decorrer desse período, o sindicato patronal registrou diversas conquistas, implantou serviços, inovou, lançou benefícios e continua atuando com a finalidade para a qual foi criado: atendendo e defendendo os interesses de seus associados e jurisdicionados. Tem na sua base de atuação cerca de vinte mil estabelecimentos nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra é o único representante legal da categoria na Região.

Para registro da sua história seriam necessárias páginas e páginas de um grande livro. Mas, para lembrar a data até o dia do aniversário, serão lançadas aqui, semanalmente, pinceladas dessa trajetória com algumas curiosidades, fatos e acontecimentos.

– Naquele julho de 1943, um grupo de empresários do ABC Paulista se reuniu para fundar o sindicato patronal. José Colleoni foi o primeiro presidente. A visão empreendedora e a transformação da década seguinte com a implantação da indústria automotiva foram fundamentais para a sua atuação.

– Outro fato importante para a época foi a migração de muitos trabalhadores para a região, que serviu de impulso para a regulamentação correta da atividade e treinamentos relacionados à gestão do setor.

– A década de 1980 trouxe marcas econômicas da ditadura e surge um novo desafio: enfrentar e mudar a economia regional, porém, é justamente nesse cenário que os sindicatos ganharam força e o reconhecimento merecido, devido as batalhas pela categoria.

– O investimento no turismo foi uma ação visionária e, aliado ao potencial de consumo da região, atraiu empresários e comerciantes.

Na chegada dos anos 1990 foram instalados hotéis, casas de shows e eventos, bares, pizzarias, restaurantes, entre outros, em todo o Grande ABC. Essa movimentação gerou imensa oportunidade de produção local. Sempre

antenado à movimentação social e econômica, rapidamente o Sindicato passou a oferecer diversos serviços às empresas sócias e não-sócias e aos seus colaboradores e parceiros.

– Nessa época, mais atuante e moderno, o Sindicato cria um boletim informativo com conteúdo sobre cursos, eventos, convenção coletiva, convênios, notícias de empresas associadas e também das mudanças que havia no próprio Sindicato.

– O nome era Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Grande ABC, sediado na Avenida Padre Anchieta, 630, Bairro Jardim, e tinha como Presidente Dr. Bruno Boschetti; Tesoureira, Maria Aparecida Zavala e como secretária, Dra. Selma Denize Tonelotto,

– Em junho de 1997 houve a inauguração da nova sede do Sindicato, que passou a ser na Rua Gonçalo Fernandes 153, conjunto 103, Jardim Bela Vista. Antes era na Avenida Padre Anchieta, 630, Bairro Jardim, já com o então presidente eleito, Wilson Bianchi.

– Nessa época, já eram realizadas palestras para contadores e escritórios de contabilidades para esclarecer pontos de negociações de convenções coletivas. As palestras eram lideradas pelos advogados Dr. João Manoel Pinto Neto e Dra. Selma Denize Tonelotto.

– Nos anos de 1998, os boletins traziam o nome Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC, com o logotipo atualmente conhecido e com a denominação Sehal.

Com a sua base territorial em todas as setes cidades do Grande ABC, no final dos anos 1990, eram 10 mil empresas e 100 mil postos de trabalho, que movimentavam R$ 2,5 bilhões ao ano na economia regional. Nessa época, o Sehal havia conquistado o patamar de ser o mais atuante no segmento de cursos da Região, destacando-se também no cenário nacional. Os cursos eram gratuitos, patrocinados pelo próprio Sindicato e as empresas associadas.

– Em 1998, acontece o primeiro CarnABC, o primeiro carnaval fora de época, realizado de 12 a 13 de dezembro, na Avenida José Amazonas. Durante uma semana atraiu mais de 5 mil pessoas. Houve investimento de R$ 150 mil diretamente e com apoio de patrocinadores.

– Já em 1999 foi quando começaram as primeiras oficinas do Projeto Régua e Compasso, voltado para crianças carentes, uma parceria do Olodum e Sehal. Na atividade, as crianças e os jovens aprendiam a construir instrumentos e posteriormente, se entrosar com o ritmo peculiar do Olodum, nos mesmos padrões do grupo da Bahia. As aulas eram teóricas e práticas.

– Acontece o primeiro Festival Gastronômico de Santo André, com participação de 37 estabelecimentos que ofereciam diversas opções e qualidade a preço de custo. O objetivo era mostrar o potencial da região e a qualidades dos Chefs que atuavam na cidade. Os bares e restaurantes ofereciam variedade entre peixes, carnes, pizzas, lanches, panquecas, pastéis, massas e frangos, além de brindes e sobremesas.

– Chegam os anos 2000 e o primeiro Réveillon promovido pelo Sehal e Prefeitura de Santo André. O evento ocorreu na Avenida José Amazonas, com grande estrutura. Neste ano, o Sehal passa a ter sede na Avenida Atlântica, 420, Valparaíso, Santo André.

Assim como em Santo André e São Bernardo do Campo, o Sehal trouxe o lançamento do Festival Gastronômico também para São Caetano do Sul. Com apoio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, programou a 1ª Feira de Turismo do Grande ABC enfatizando setor de viagens e negócios ligadas ao turismo, com objetivo de mostrar o potencial e roteiros turísticos da região.

– Em 2003 a sede do Sehal passa a ser na Rua Laura, 214, Vila Bastos, no atual endereço.

– Em 2005 o Sehal passa a fazer parte da direção da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares do Estado de SP). (em novembro de 2020, Beto Moreira é eleito vice-presidente da Federação).

 

– Em 2007, o Sehal comemorou a marca de 10 mil participantes em seus cursos, na formação e especialização profissional de funcionários e proprietários de bares, restaurantes, hotéis e motéis.

– Em comemoração ao 66º aniversário e de 12 anos da gestão em vigência, o Sehal promoveu em 2009 um jantar especial para premiar os destaques do setor com melhor desempenho. O evento aconteceu no Restaurante Florestal, em São Bernardo do Campo, com a participação de 500 pessoas.

– Considerada uma das grandes conquistas da época, o Sehal inaugura em 2010, a Escola de Gastronomia e Hotelaria, o conhecido Restaurante-Escola, no Cenforpe, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Os cursos formavam mão de obra qualificada para os hotéis e restaurantes da Região. Um ano depois, também em parceria com a administração municipal, resgata a Rota do Peixe, com a participação de 27 restaurantes.  O convênio estabelecido para o Restaurante-Escola foi encerrado em 2016. Durante todo o período ofereceu 15 cursos e formou 19.900 pessoas.

– Em 2013, Beto Moreira assume a presidência do Sehal junto com nova diretoria, cumprindo o primeiro mandato até 2017. No ano em que assumiu, o Sindicato completou 70 anos.

– Em 2017 é lançada a Aethal (Associação das Empresas de Turismo, Hospedagem e Alimentação), em âmbito estadual, e como braço social do Sehal.  A Associação tem Beto Moreira, como presidente.

Em 2019 chega o desastre para o mundo e quase devasta o setor: a pandemia da covid-19. No Brasil, os primeiros casos de coronavírus foram relatados em 2020. Diante do fato inesperado e da crise que se instala, o Sehal toma à frente de toda categoria para ajudar os empresários a enfrentar um período tão difícil. Os estabelecimentos ficaram fechados por 10 meses e, mesmo depois de reabertos, enfrentaram várias medidas restritivas para o funcionamento e capacidade de atendimento O Sehal traçou diversas ações durante meses, promoveu orientações, com disponibilização de materiais, cartazes e vídeos até liminares e ações contra o Governo do Estado e as prefeituras locais em busca de melhores direitos para a categoria, defendendo a reabertura e ampliação de horários dos bares, restaurantes e buffets do Grande ABC. Entre tantas ações, o Sehal criou a Campanha Queremos Trabalhar para conscientizar a sociedade que o setor não foi o culpado pelo avanço da pandemia, foi às ruas com carro de som, criou cartazes, adesivos e difundiu a ideia em redes sociais. O Sindicato teve sucesso em toda a movimentação que gerou, sendo inclusive um dos principais destaques da imprensa regional pelas conquistas alcançadas.

Dando continuidade a essa história, estamos aqui, empresários e amigos, com o firme propósito e atuante para apoiar você, associado! Sem esquecer os jurisdicionados, seguimos com iniciativas de capacitação profissional para melhor gestão dos empreendimentos e eficiência de seus trabalhadores. Além disso, buscamos saídas com ações e intervenções junto ao poder público na esfera municipal e estadual para amenizar o impacto de decretos impositivos que tanto afetam os empresários. E, acima de tudo, contribuir e persistir para que a ‘Rota ABC’ seja sempre a preferência de seus moradores e de visitantes que queiram apreciar a sua farta culinária.

Beto Moreira, presidente do Sehal

 

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

Facebook

Texto de chamada para o WhatsApp

Atendimento WhatsApp