Grande ABC acompanhou o crescimento de casas com o hambúrguer artesanal
O Dia do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio, cardápio que caiu no gosto do brasileiro, apesar de não ser um prato típico da cozinha nacional. De acordo com o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) o mercado se consolidou, nos últimos cinco anos, com o hambúrguer artesanal ou goumert, que provocou o boom do mercado. A Região acompanhou essa tendência de crescimento com a instalação de grandes estabelecimentos, mas principalmente pelas casas de empresários locais, muitos de pequeno porte.
“Esse nicho de mercado oxigenou o setor, trouxe pluralidade e mais opções de escolhas para o consumidor. Em plena pandemia, os estabelecimentos foram obrigados a se adaptar e adotar o delivery, além do take Away. As diretrizes políticas e a condução da economia nesse período levaram os empresários a passar por dificuldades, assim como todos os outros ramos do setor. Ainda assim, vale lembrar a data dessa iguaria na área gastronômica”, explicou Beto Moreira, presidente do Sehal.
De acordo com Beto, a expectativa é a de que o setor supere a crise e conquiste cada vez mais espaço. “Hoje, o hambúrguer não é só mais um lanche, é uma refeição completa, como um almoço ou jantar e também é um motivo pra juntar os amigos pra sair e se divertir. As grandes marcas, mas muitas pequenas casas, estão espalhadas hoje por todo o ABC, promovendo o giro da economia com emprego e renda. E não ficam devendo nada para os estabelecimentos instalados na vizinha capital Estado”, acrescenta Beto.