Sindicato das Empresas de Hospedagem Alimentação do Grande ABC

IMPRENSA - 12/04/2018

Regras da vigilância sanitária devem ser mantidas para evitar lacração de bares e restaurantes

Orientação foi realizada no SEHAL por assessoria especializada

A importância da legislação sanitária para bares e restaurantes foi discutida na tarde de quarta-feira (11) no SEHAL (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação) do Grande ABC. O evento, realizado em parceria com o Grupo Betel, assessoria especializada em segurança alimentar, destacou a exigência da vigilância sanitária no dia a dia dos estabelecimentos.

Entre os diversos temas foram debatidas questões como higiene pessoal, segurança e saúde dos funcionários, manipulação dos alimentos, recepção e controle de mercadorias, preparo de alimentos, coleta de amostras, higienização adequada das instalações, equipamentos e utensílios, adequações estruturais e documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

“As más condições sanitárias nos estabelecimentos, como alimentos fora do prazo de validade e ausência de higiene ambiental, com certeza, são razões para que os fiscais da Vigilância Sanitária lacrem o estabelecimento. É fundamental manter as regras básicas de higiene e cumprir as normas exigidas pela legislação”, explicou a nutricionista Luciana Rodrigues de Almeida, auditora do grupo Betel, com sede em São Caetano.

Na prática, a rotina dos estabelecimentos deve seguir procedimentos como o uso de touca, higienização frequente das mãos pelos funcionários e as Boas Práticas de manipulação.

O proprietário necessita de um profissional qualificado para orientá-lo e ajudá-lo a implantar as exigências da Vigilância Sanitária no seu estabelecimento, como uma nutricionista.

Cuidados– Entre as principais recomendações para manter qualidade do produto alimentício que será ofertado ao cliente, é preciso iniciar com a qualificação dos fornecedores e ter atenção no recebimento e armazenamento dos alimentos. “É necessário verificar se as condições do produto estão de acordo com a legislação no ato da entrega, como a temperatura, por exemplo. Outros requisitos são algumas informações básicas como dados da empresa, lote, data de fabricação e prazo de validade”, explicou. Outra etapa é o armazenamento, separando os alimentos, os descartáveis e produtos de higiene e limpeza.

O presidente do SEHAL, Roberto Moreira, disse a ação é mais uma atividade da atual gestão para apoiar a categoria e, principalmente, os pequenos estabelecimentos. “As formações são muito importantes para que as casas ofereçam sempre produtos de qualidade aos consumidores, além de cumprir as normas legais”, acrescenta.

Sobre o SEHAL
Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com data show, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas.

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